O que aprendi quando emagreci 16 kg

Inspirada em um post do Papo de Homem (é papo de homem que serve, muitas vezes, pra mulherada. Entrou há pouco pra lista das minhas páginas prediletas) que resolvi escrever uma versão minha sobre o que aprendi fazendo dieta.

Ou o que eu aprendi quando perdi 16 kg

1. Estude nutrição
Não no sentido de fazer a graduação, mas no sentido de entender o que cada alimento faz, de uma maneira geral, no seu organismo. Você vai se engajar muito mais em uma determinada causa se souber exatamente o porquê dela. Comigo funcionou assim. Afinal, por que é que eu tenho que comer quatro claras e uma gema no café da manhã após a academia???? E por que eu não posso comer também quatro gemas??? Entender o porquê das coisas facilita muito, cria um propósito para aquilo que estamos fazendo.

2. Treino ajuda, mas é a alimentação que define
Não adianta malhar feito louco e encher a cara no final de semana e jantar pizza e sanduíche toda santa semana. Se você quiser fazer essas coisas, ok, é tudo uma questão de escolhas. Mas não queira encontrar resultados na academia. Eu já fiz de tudo, já treinei e não cuidei da alimentação e o resultado foi nulo. E já cuidei da alimentação sem treinar, isso sim deu resultado (porém fiquei mole feito gelatina rs). O ideal é fazer ambos. E sempre bom lembrar: whey protein não faz milagre e ao contrário do que alguns pensam, não faz brotar músculos.

3. Tenha compromisso com você mesmo
“Não fui malhar hoje porque estava chovendo”. Você é feito de açúcar? Acho que não. Por algum acaso você deixa de ir trabalhar porque está chovendo? Também não né? E o que é que te leva a achar que seu compromisso com o trabalho é mais importante que seu compromisso com você mesmo? Tenha compromisso com você, você mora no seu corpo, ele é o seu bem mais importante. Cuide dele.

4. Não tenha pressa
É chato esperar pelas coisas? É, muito. Mas você levou a vida toda para engordar, porque é que acha que deve emagrecer até o carnaval? Resultados duradouros não acontecem da noite para o dia.

5. É muito mais difícil manter do que perder
Eu já perdi 10 kg uma vez, e depois ganhei 12 kg. Manter é muito mais difícil que perder. Não encare as coisas com data de validade, tipo “quando emagrecer x quilos vou poder comer tudo o que eu quiser”. Não colega, não vai, aprenda a se alimentar e ter prazer com os alimentos saudáveis. Se voltar a comer como antes, vai engordar tudo de novo. Esta é a realidade nua e crua. Talvez (muito provavelmente) você tenha um(a) amigo(a) maldito(a) que come feito draga e não engorda. Mas você não é ele, então se conforme e tenha prazer com a sua realidade. Se tudo for sacrifício, as coisas ficarão realmente difíceis.

6. A maioria das pessoas não é “sortuda”
Antes, quando eu via uma mulher com um corpaço geralmente eu pensava “genética boa, nasceu magra essa aí”. Agora eu sei que a grande maioria dessas pessoas tem o corpo que tem porque MERECE. Porque malha, porque come direito, porque se esforça pra isso. Comecei a ser uma das pessoas na academia que ouve “ah, mas você é magra. Você não precisa”. Pois é colega, mas eu já perdi 16 kg. Quando falo isso, os olhos da pessoa quase saem da órbita. Portanto, pare de achar que você teve azar na vida e os outros tiveram sorte. Os outros não tiveram sorte (com exceção do seu amigo maldito do item 5), eles só fazem por onde. Simple like that.

7. O mundo é gordo
Seria muito mais fácil se todos os lugares só tivessem comidas saudáveis e todo mundo se alimentasse assim. Mas não é assim que funciona. O mundo é gordo e as pessoas vão te encher o saco porque você se alimenta de forma diferente. Mas com o tempo elas se acostumam. Mantenha a foco.

8. Só invista em calorias que valham a pena
Sempre digo isso! Só “gaste” calorias com o que vale a pena! Pra que comer um docinho mais ou menos?? Só por comer? Vamos deixar pra comer quando for AQUELE doce predileto.

Well, fico devendo meu antes e depois. Qualquer dia desses eu posto… 😉

Deixe um comentário

