Cozinhaterapia – algumas receitas que testei

Eu já disse aqui que amo cozinhar. E além de cozinhar as coisas que já sei, adoro ver programas de culinária e testar novas receitas. Meus programas prediletos de culinária passam no GNT. Adoro o Bela Cozinha, Receita Prática e Receitinhas de chef (apesar das propagandas sobre a marca de cream cheese que patrocina o programa serem CHATÉRRIMAS, e eu que não como cream cheese substituo tudo! haha). Então vou começar a mostrar aqui receitas que testei e foram sucesso absoluto!

Começando pelo meu predileto ever, Bela Cozinha! Porque além de gostar de cozinhar, sou um ser saudável. Então seguem algumas que já testei e amei:

Cookies de aveia e côco

Receita:

Ingredientes: 1 xícara de amêndoa triturada; 2 xícaras de farinha de aveia; ¾ xícara de açúcar mascavo; ¾ xícara de coco ralado; 1/3 de xícara de óleo de coco; 5 colheres de sopa de leite de amêndoa; 1 colher de chá de extrato de baunilha.
1) Pré-aqueça o forno à 180°C.
2) Numa tigela, misture os ingredientes secos (amêndoa, aveia, açúcar e coco).
3) Numa outra tigela, misture os ingredientes molhados (óleo de coco, leite e baunilha).
4) Jogue a mistura liquida sobre a mistura de amêndoa e mexa com a ajuda de uma colher.
5) Faça os biscoitos e os espalhe numa forma para levar ao forno por 20 minutos. Assim que os biscoitos saírem do forno eles estarão macios. Espere esfriar para retirá-los da forma

Gente, essa receita é MARA. Mas só é mara para quem é formiga como eu (fica bem doce) e quem ama côco (por motivos óbvios)

IMG_3847-0.JPG

Cookies de aveia e melado de cana

Esse também é delícia e menos doce.

Receita original:

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de aveia, 2 colheres (sobremesa) de chia triturada, 2 colheres (sopa) de melado de cana, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de óleo de coco, Geleia de fruta sem açúcar, Pitada de sal.

1) Bata a aveia no liquidificador para fazer a farinha. Em uma tigela, misture com os ingredientes secos: a chia e o sal. Em seguida, acrescente o óleo do coco, o azeite, o melado e misture bem com uma colher de metal.
2)
Com as mãos, modele os cookies e aperte a parte de cima, formando um buraquinho, para colocar a geleia. Deixe no forno por 20 minutos, a 180°C, e sirva.

Quando eu testei a receita, fiz somente metade (rende mais ou menos 16 cookies) e usei para o óleo de côco a mesma quantidade prescrita para o azeite (ou seja, aumentei o óleo de coco porque no ponto que estava não estava dando liga). Delícia essa também.

IMG_1140.JPG

Toddy do bem

Eu não tomava toddy há 20 anos (mentira, mas uns 2 com certeza haha). Então fiz LEITE DE AMÊNDOAS para fazer meu toddy. Gente, leite de amêndoas é delícia, óh:

Ingredientes: 1 xícara de amêndoa crua; 4 xícaras de água, cacau, açúcar mascavo.
1) ficou de molho, retire a película (opcional, eu tirei, mas é chato rs) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino (eu usei coador de café mesmo, deu mega certo). Se não for consumir na hora, ferva e aguarde esfriar para colocar na geladeira.

Esquentei esse leite delícia, coloquei cacau e açúcar mascavo. Todo o meu amor para esta mistura saudável. S2

Aproveitei o resíduo da amêndoa para fazer uma ricotinha (temperei com sal e azeite) e comi com meu pão de mandioquinha (que parece pão de queijo, mas é mais do bem e eu passo a receita outro dia que essa é da minha nutri). Pronto, café da manhã de mineiro completo, só que do bem! =)

IMG_3563-1.JPG

Molho de coentro

Não conheço ninguém, mesmo que esta pessoa seja a menos saudável de todas, que tenha testado esta receita e não tenha amado.

Ingredientes: 1/2 xícara de castanha de caju, 1 limão e 1/2 espremido, 1 xícara de coentro picado, 1/2 xícara de água, 1/2 dente de alho pequeno, 2 colheres de azeite, 1 colher (chá) de sal.

 

1) Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que vire uma pasta bem lisa. Tempere a gosto e sirva.

PERFEITA. Pra botar na salada, pra comer com batata, pra colocar sobre uma carne, bom demais!!!

IMG_3859.JPG

Deixe um comentário

