O que fazer com o resto de arroz?

Bolinho de arroz ora bolas!!! =)

Não, este blog não está virando um site de receitas. É só porque eu gosto de cozinhar mesmo e o que eu acho que vale a pena/facilita a vida das pessoas/é gostoso/quero eu compartilho! =)

Pois bem, eu tava com uma panela de arroz intocada lá em casa porque eu fiz pro marido, mas ele acabou não almoçando no domingo. Segunda, vendo o programa da Rita Lobo, coincidentemente ela ensinou a fazer esse bolinho. Fui pra cozinha imediatamente (com algumas adaptações da receita dela) e ficou MARA!

 

Receita original da Rita

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz branco cozido
1 cebola
½ cenoura
¼ de xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Óleo (para untar a frigideira)

Modo de preparo:

Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias-luas (não muito finas). Leve ao fogo baixo uma frigideira média (de preferência antiaderente). Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar.

Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador; lave e seque a salsinha e a cebolinha. Pique fino a salsinha e corte a cebolinha em fatias médias.

Transfira as cebolas douradas para uma tigela grande, junte o arroz cozido e misture. Aumente o fogo para médio, regue com mais um fio de azeite e acrescente a cenoura. Refogue por cerca de 2 minutos e junte a salsinha e a cebolinha. Desligue o fogo, junte ao arroz e misture bem.

Acrescente o queijo ralado, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione os ovos e, por último, misture bem o amido de milho.

Passe um papel toalha para limpar a frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, regue com óleo para cobrir todo o fundo. Adicione duas colheradas da mistura de arroz e achate levemente com as costas da colher (no formato de um hambúrguer) – faça de 1 a 2 bolinhos por vez, deixando espaço entre cada um para não grudar.

Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira os bolinhos prontos para uma travessa e repita com toda a mistura de arroz (se necessário regue a frigideira com mais óleo). Sirva os bolinhos ainda quentes.

O que eu mudei na receita

Eu só tinha duas xícaras de arroz, então acabei usando 2 ovos e 3 colheres de maizena. Além disso, eu só tinha manjericão de ervas e não tinha cenoura. Substitui também o queijo parmesão por queijo minas padrão (que era o que tinha na minha geladeira). E gente, pensa num trem gostoso. Ótimo inclusive pra tira gosto.

Com exceção dos ingredientes essenciais pra dar liga, tipo ovo, maizena, azeite e água, acho que para o resto vale variar com o que tiver em casa, é só caprichar no tempero. O queijinho também dá um gostinho maravilhoso.

 

2 opiniões sobre “O que fazer com o resto de arroz?

Deixe um comentário

