Uma noite mágica na Sapucaí

IMG_7178         

O PLANEJAMENTO

Há muitos anos, acho que eu ainda era estudante, prometi pra minha mãe que quando eu tivesse condição iria leva-la pra ver a Portela passar na Sapucaí (passei minha infância vendo os desfiles da Portela com ela e da Mangueira com minha vó). Então logo que acabou o carnaval de 2014, liguei pra ela e disse que iria leva-la em 2015.

Naquele instante já efetuei as reservas de hotel. Sim, em março de 2014 eu fiz as reservas de apartamento para o carnaval de 2015, e isso me fez pegar um excelente preço. Reservamos um ap excelente de dois quartos, todo equipado com wifi e ar condicionado em todos os cômodos no coração de Copacabana, mais bem localizado impossível. E pagamos pouco mais de 3 mil reais para os 5 dias de carnaval. Esse ap dava para até 6 pessoas (infelizmente, fomos os últimos a alugar, a dona mudou de novo para este ap, por isso não posso indicar =/).

Fiquei também de olho nas passagens aéreas e assim que disponibilizaram para o carnaval, comprei logo e consegui passagens com preço de dias normais e não de feriados (paguei em torno de 100 reais o trecho saindo de Vitória e de BH).

Feito isso, só faltava a estrela da viagem: os ingressos pra Sapucaí. Após pesquisar bastante, descobri que você pode escolher entre comodidade, e ter os ingressos entregues na sua casa, ou preço, e pagar metade do que cobram as operadoras que revendem.

Optei pela segunda opção já que teria que comprar pra 3 pessoas (eu, mãe e marido). Essa opção é comprar diretamente da LIESA, a liga das escolas de samba do Rio de Janeiro. Mas antes de efetuar a compra, você precisa escolher o setor da Sapucaí que você vai. Escolhemos o setor 10 que tinha um preço bem ok e dá para ver toda a Sapucaí já cheia, além de ser pertinho do recuo da bateria. Utilizei as dicas daqui para escolher o setor: http://www.nosnomundo.com.br/2014/02/mini-guia-do-desfile-das-escolas-de-samba-do-grupo-especial-do-rj/

A LIESA começa a vender os ingressos geralmente em janeiro. Daí tem que ficar vigiando no site deles o dia que começa a venda para o setor que você quer. Frisas e camarotes começam a vender antes, arquibancadas depois. Este ano as vendas começaram no dia 15/01. Assim que começarem as vendas você precisa insistir no telefone e ter sorte para eles te atenderem. Daí você passa o CPF de quem vai retirar os ingressos (atenção, só esse CPF pode fazer a retirada), passa os seus dados e para concluir o cadastro eles te pedem um número de FAX (!!!!!!!!). Isso mesmo que você leu, ainda há quem use isso em pleno 2015. E esteja preparado, pois o cadastro só é possível com este número. Daí eles te mandam um fax (!!!!!!) com os dados para depósito. Você precisa efetuar o depósito na boca do caixa, pois o sistema deles não reconhece depósitos feitos em caixas eletrônicos (!!!!!). Daí você manda pra eles por fax ou e-mail (ufa, agora pode ser e-mail) a cópia dos comprovantes de depósito. E guarda os originais, pois você vai precisar deles para retirar os ingressos lá no dia. O guichê para retirada fica perto do setor 11.

Dá trabalho? Pra caramba. E qual é a vantagem? Eu paguei 220 reais em cada ingresso. Na opção comodidade o mesmo ingresso sairia por volta de 500 reais.

A NOITE NA SAPUCAÍ

No dia do desfile não fomos a praia, fizemos outros programas como ir ao Cristo e a lagoa, pois a noite seria longa. Saímos de casa próximo as 19 horas e pegamos o metrô até a estação praça 11. É uma caminhada razoável até o setor 11, onde fomos buscar os ingressos. ATENÇÃO, não esqueça de levar os comprovantes de pagamento originais, ou você não conseguirá retirar seus ingressos! Como nosso setor era par, do outro lado da Sapucaí, andamos mais um monte pra chegar lá. Acabamos entrando mesmo por volta de 20:30 e já estava bem cheio, mas ainda ok para conseguir um lugar bacana bem no alto.

O evento é MEGA bem organizado, dão caderninhos com todos os samba enredo e explicações sobre os temas das escolas, tudo em português e inglês (o que não falta na Sapucaí é gringo!). Mas não espere conforto na arquibancada, ela LOTA, e quando os desfiles começam (por volta das 21:30), é o espaço de você sentar e levantar e nada mais. As comidas e bebidas também são bastante caras, então super vale a pena levar as suas. Nós levamos algumas cervejas e lanches. Do nosso lado tinha gente até com poção de frios.. rs

Bom, daí meu amigo, é só aproveitar a festa. Eu não tenho palavras para descrever o astral daquele lugar, o quão linda é a festa e todas aquelas fantasias e carros alegóricos passando lá embaixo. É simplesmente maravilhoso. Até o marido que nunca achou a menor graça em desfile pela TV ficou maravilhado com a Sapucaí.

União da ilha falou de beleza de uma forma diferente. Este carro satirizava os suplementos de proteínas e aminoácidos.

União da ilha falou de beleza de uma forma diferente. Este carro satirizava os suplementos de proteínas e aminoácidos.

Este satirizou as marcas famosas.

Este satirizou as marcas famosas.

 

E a Portela? A Portela foi nosso presente, nos emocionamos quando ela passou. Falaram dos 450 anos do Rio de Janeiro com um samba empolgante e saiu da Sapucaí aos gritos de “É campeã!”. A propósito, você vai entender quando for a Sapucaí porque a Beija-flor é o flamengo das escolas de samba, simplesmente o pior desfile da noite.

Bom, não tenho mais como descrever o indescritível, então seguem nossos registros fotográficos. E se tiver oportunidade de fazer isso um dia, VÁ! Um dia voltarei pra desfilar. =)

 

A Portela abriu a noite com paraquedistas que aterrisaram na Sapucaí.  *Foto retirada do twitter.

A Portela abriu a noite com paraquedistas que aterrisaram na Sapucaí.
*Foto retirada do twitter.

A águia-redentor veio simbolizando o Cristo Redentor (parte de baixo) e a cabeça da águia (tradicional símbolo da Portela).

A águia-redentor veio simbolizando o Cristo Redentor (parte de baixo) e a cabeça da águia (tradicional símbolo da Portela).

Ela abria e fechava os braços e mexia a cabeça. E uma determinada hora ela ABAIXOU pra passar debaixo de um obstáculo gente, sim, abaixou. Foi o auge do desfile.

Ela abria e fechava os braços e mexia a cabeça. E uma determinada hora ela ABAIXOU pra passar debaixo de um obstáculo gente, sim, abaixou. Foi o auge do desfile.

Vista de baixo. *Foto retirada do twitter.

Vista de baixo.
*Foto retirada do twitter.

Os túnels e o trânsito no Rio.

Os túnels e o trânsito no Rio.

Baía de Guanabara e Pão de Açúcar (reparem nas formas!)

Baía de Guanabara e Pão de Açúcar (reparem nas formas!)

Jardim Botânico do RJ.

Jardim Botânico do RJ.

 

 

 

Anúncios

4 opiniões sobre “Uma noite mágica na Sapucaí

  1. Olá! muito bom seu post! estou indo este ano pela primeira vez ver o desfile no Rio de Janeiro, comprei ingressos para o setor 11. Minha hospedagem é em Ipanema, e gostaria de saber como é ir e voltar de metro do sambódromo? é seguro? pois pretendo ir desta forma mas tenho receio.

    Grata!

    • Oi, Louise! Que legal, quero muito voltar! Então, a sapucaí fica numa zona não muito nobre do Rio né, mas tem MUITA gente sempre indo e voltando. Então, se vc for com mais alguém ou for ficar até o final, acho tranquilo (a parte da volta da um pouco de medo Pq eh muito escuro e eu sai antes de acabar, mas chegando na estação tava lotado). Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s