#Eurotripdosni – Paris, Je t’aime – Dia 9

E um dos meus maiores medos da viagem se concretizou! Amanheceu chovendo em Paris, e a maior parte do meu roteiro era ao ar livre. Droga, deixa eu ver o que dá pra mudar… amor, acho que em vez de começarmos pelo arco do triunfo e irmos a pé até o Louvre, vamos começar do Louvre, daí quem sabe a chuva para.

Ok, agasalho, bota, vamos tomar café. O William, dono do ap, é uma simpatia ne? Deixou tudo anotado sobre supermercados, restaurantes próximos e melhores padarias. Tem uma bem aqui em frente, vamos lá. Estranho, ninguém veio atender e tem um aviso de “espere para ser acomodado”. Vamos procurar outro. Aqui nesta esquina parece ter um café da manhã. “bonjour , parlez-vous anglais?” “No” Ish, o moço não fala inglês, e respondeu com a típica simpatia francesa. Acho que vem uma moça atender a gente. Petit dejeuner é café da manhã. Podemos escolher café, chá ou chocolate quente para beber, vem também um pão de sal (que não é o francês que conhecemos), uma manteiga, suco de laranja e geleia. Ah, e vou pedir mais 3 ovos. NOSSA, o que é o chocolate quente deles minha gente?! Parece uma ganache mais rala, que coisa deliciosa.

Vamos lá, aff, chuva chata. Nem precisamos mudar de linha de metrô, a nossa mesmo já deixa a gente lá. “Palais Royal/museé du Louvre”, é aqui. Nu, que vento frio. Vamos comprar o Paris Museum Pass, assim não precisamos pegar fila nos museus. Mas a primeira fila que vamos comprar precisamos pegar. JESUS CRISTO, olha o tamanho dessa fila. Nem, e agora? O que vamos fazer? Ah, enquanto a gente pensa, vamos tirar uma foto rs

Museu do Louvre - com chuva!

Museu do Louvre – com chuva!

“Ni, vamos fazendo o roteiro que você programou mesmo com chuva, aí a gente procura um lugar pra comprar o passe”. Ok, marido, vamos lá então. Champs-Elysées passando pelos jardins de Tuileries. Caraca, e é de areia aqui, achei que íamos fazer um pique-nique aqui, que pena essa chuva. Sabia que aqui era uma fábrica de telhas no passado? Depois demoliram a fábrica, mas deixaram os jardins com o mesmo nome.

Aqui é a praça da concórdia, onde muita gente foi guilhotinada e teve a cabeça exposta durante a revolução francesa. Depois a guilhotina foi substituída por este obelisco.

Ah, finalmente, Champs-Elysées! Gente, isso aqui é a cara da riqueza!!! Olha essa loja da Mercedes, vem marido! “Olha Ni, esses carros”

Champs-Elysées

Champs-Elysées

Champs-Elysées

Champs-Elysées

Gente, olha o tamanho da loja da Louis Vuitton. Ahhh, uma Ladurré, macarrons!!! Mas não to com fome agora. Vamos continuar andando até o arco do triunfo e compramos o passe lá. Ufa, bem mais vazio! Se o tempo tivesse ajudando, estava no nosso roteiro subir no arco, mas hoje não rola. De volta pro Louvre, vamos de metrô. Fiz um mapa pro Louvre também, pra gente não ficar perdido. Pena que não deu para fazermos o tour guiado.

Ai, finalmente saímos dessa chuva e desse frio. Museé du Louvre, to me achando em Paris!!! =D

Louvre, maravilhoso!

Louvre, maravilhoso!

Louvre - o código Da Vinci *.*

Louvre – o código Da Vinci *.*

O museu é dividido em 3 alas: Richelieu (tem até um tecido com esse nome, sabe qual é?), Denon e Sully e 4 andares: mezanino, térreo, primeiro e segundo andares. São 13 km de museu. Dizem que é melhor escolher uma ala inteira e fazer todos os andares dela primeiro. Vamos começar pela Richelieu? Caraca, que lugar difícil de achar, tenho um mapa com tudo marcado e não consigo me achar!!! Argh, droga, vou chorar, ta dando tudo fora do roteiro hoje! Olha, brasileiros, de Sorocaba. Localizaram a gente, estamos perto dos apartamentos de napoleão, amém, nos localizamos! Vamos lá primeiro e de lá procuramos o resto!

Os aposentos de Napoleão III são coisa de cair o queixo de qualquer um. Olha isso!

Aposentos de Napoleão III

Aposentos de Napoleão III

Aposentos de Napoleão III

Aposentos de Napoleão III

Agora vamos seguindo nosso mapa que isso aqui é grande pra burro!

Bodas de Canaã, um quadro ENORME que muitas vezes passa batido porque do outro lado tem??...

Bodas de Canaã, um quadro ENORME que muitas vezes passa batido porque do outro lado tem??…

...a Monalisa! Que é realmente um quadro pequeno, mas vale a pena ler algumas coisas sobre ela antes de ir ao museu!

…a Monalisa! Que é realmente um quadro pequeno, mas vale a pena ler algumas coisas sobre ela antes de ir ao museu!

Marido, estudei as obras antes de virmos, sabia que o fundo da Monalisa do lado direito não é o mesmo do lado esquerdo? Repara lá, se essa multidão deixar… rs… e ela não tem sobrancelha também, suspeita-se que tinha e em alguma restauração se perdeu por se ser um outro tipo de tinta.

Tumba de Philippe Pot com seus oito pranteadores encapuzados

Tumba de Philippe Pot com seus oito pranteadores encapuzados

A parte egípsia é enorme!! Caraca, será que sobrou alguma coisa no Egito depois do que levaram pra Londres e trouxeram pra cá??

Parte egípcia do museu

Parte egípcia do museu

Olha isso aqui, não ta no meu mapa, mas é lindo! Esse Luís XIV se amava muito mesmo…

Galeria apolo construída em homenagem a Luís XIV

Galeria apolo construída em homenagem a Luís XIV

Vitória de Samotrácia, seus pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia na Grécia. Acredita-se que a estátua foi confeccionada entre 220 e 190 a.C.

Vitória de Samotrácia, seus pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia na Grécia. Acredita-se que a estátua foi confeccionada entre 220 e 190 a.C.

Vênus de Milo, descoberta em 1820 na ilha de Milo na Grécia data do fim do século III e século II a.C. acredita-se que seja uma representação de Vênus, Deusa da beleza e do amor.

Vênus de Milo, descoberta em 1820 na ilha de Milo na Grécia data do fim do século III e século II a.C. acredita-se que seja uma representação de Vênus, Deusa da beleza e do amor.

Já vimos as 3 obras mais famosas e mais visitadas do Louvre: Gioconda, Vitória de Samotrácia e Vênus de Milo. Temos que achar a coroação de Napoleão! Tem uma história interessantíssima. Napoleão mandou pintar o quadro com a presença da sua mãe, que na verdade não estava presente, pois não aprovava o casamento. E também é ele que se coroa, indo contra toda a autoridade da igreja católica na época. Era mesmo um rebelde esse Napoleão. Agora faz todo o sentido apreciar esses quadros ne? =)

Coroação de Napoleão

Coroação de Napoleão

Tem ainda também a Liberdade de Delacroix com a mulher vestindo as cores da França e simbolizando a liberdade na revolução francesa!

Liberdade de Delacroix

Liberdade de Delacroix

Bom, até que não demoramos tanto! Umas 3 horas só, ta cedo ainda. Podemos ir na Grande Epicerie, dizem que tem umas coisas super legais lá, camarões enormes, produtos excelentes. Li no Conexão Paris. A moça do balcão de informações do Louvre disse que é melhor irmos de ônibus, o 39.

Olha amor, lá vem o 39, vamos correr!!! “Bonjour, with this bus can I go to la grande epicerie?” “No, other side” affe, o motorista disse que é do outro lado. Lá vem ele de novo amor, vamos! “Bonjour, with this bus can I go to la grande epicerie?” “No, other side”. Esses motoristas franceses tão de sacanagem com a nossa cara! Vou tentar esse moço aqui que ta no ponto também. “bonjour , parlez-vous anglais?” “Yes, can I help you?” Oremos, um francês simpático e que fala inglês! Ele disse que é desse lado aqui mesmo amor, motorista filho da puta. Mas ta escrito ali que daqui pouco mais de 15 minutos passa outro 39.

Pronto, chegamos. Agora temos que andar nessa avenida aqui e pronto.

Nossa, que lugar chique. Gente, olha as lojas, só loja de marca. Amor, acho que estamos no lugar errado.

Ah, um restaurante, acho que é ali o acesso ao supermercado. Gente, esse supermercado é muito chique! Temos que vir arrumados pra um supermercado desses! Olha o tanto de opção de tudo quanto é coisa, camarões, lagostas, trufas. Isso aqui é o paraíso dos cozinheiros!

La Grande Epicerie

La Grande Epicerie

Vamos embora almoçar, estou com fome. “Ni, acho melhor almoçarmos aqui” Aqui, na grande epicerie? Hum, então tá. To te sacando que você viu arroz e carne vermelha ali ne… rs..

Perguntei pra moça, ela disse que podemos escolher e ela esquenta pra nós. Arroz, macarrão, carne vermelha e camarões. 31 EUROS. Jesus, nunca paguei tão caro por um almoço de supermercado, mas isso aqui ta uma delícia!!! Rs que vergonha almoçar aqui, vamos embora logo que o dia foi longo e ta chovendo de novo!

Uma passadinha no supermercado, nossa noite vai ser de camembert, parma, vinho e cerveja. E quem disse que Paris com chuva também não é… Paris!!! Tim tim! =)

Paris sendo... Paris!!

Paris sendo… Paris!!

ROTEIRO PLANEJADO

Champs-Elysées + Arco do Triunfo + Praça da concórdia + Jardins de Tuileries + Louvre

ROTEIRO REAL

Champs-Elysées + Arco do Triunfo + Praça da concórdia + Jardins de Tuileries + Louvre + Grande Epicerie

DICAS DE OURO

  • Se tiver dinheiro, faça o tour guiado do Louvre, acho que faz muita diferença. Mas se não tiver como nós, faça um mapa e estude as obras previamente, é muito mais bacana e você economiza tempo;
  • Compre o Paris Museum Pass, vale cada centavo só em tempo economizado de fila. Compre no arco do triunfo, é o lugar mais vazio e próximo pra comprar;
  • A grande epicerie tem produtos finos, mas é meio fora de mão. Só vá lá se realmente quer comprar algum produto diferenciado que só tenha lá e tenha em mente que não é barato.
Anúncios

2 opiniões sobre “#Eurotripdosni – Paris, Je t’aime – Dia 9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s