Eu preciso falar sobre a Espanha – Toledo

Ah, Toledo. Eu suspiro só de lembrar. Toledo é uma cidade medieval a meia hora de Madrid. Comprei a passagem no dia anterior na estação do Sol, ida às 9 e volta às 17:30, se não me engano.

Chegando lá, segui as orientações de comprar um mapa (gente, isso é sério, comprem o mapa, com o mapa você se perde, sem ele cês nunca mais vão sair de lá haha) e junto já comprei a ida com o ônibus por fora da cidade, que tem uma vista lindíssima e a entrada com guia a catedral de Toledo. Valeu demais, façam isso se vocês forem!

IMG_9484

Vista panorâmica da cidade – tem que pegar o ônibus que passa por fora

Toledo já foi capital da Espanha e dentro de suas muralhas houve tolerância religiosa entre 4 povos (pelo menos até a igreja católica acabar com a tolerância em 1492). Assim que chegamos dentro da cidade, a guia já foi nos dando uma verdadeira aula de história.

Uma das características marcantes de Toledo são suas ruas em labirinto e as pinturas que imitavam outros tipos de revestimento. Os muçulmanos foram os primeiros a habitar Toledo e construíram a cidade como uma cidade muçulmana, não sendo possível alterar quando os católicos chegaram (o que explica os labirintos).

Chegamos a catedral. Pensa numa igreja linda! Mas linda mesmo! Apesar de ser uma das principais catedrais góticas da Europa, ela não segue o estilo gótico completamente por ter sido alterada por todos os povos que dominaram Toledo: Romanos, Mulçumanos, Judeus e Católicos. Assim, cada um que assumiu o poder foi deixando suas marcas na catedral, o que a torna única! A guia nos mostrou cada cantinho dessa igreja contando sua história e valeu muito a pena fazer a visita guiada.

Como a igreja, ao contrário das em estilo gótico clássico, acabou ficando muito escura, uma abóbada foi aberta e nela há uma linda obra. A abertura permite que raios de luz iluminem os anjos as 11 da manhã em ponto da primavera dando a impressão que eles estão subindo aos céus.

IMG_9512

A catedral de Toledo conta com a única imagem nas grandes igrejas da Europa da virgem Maria sorrindo. Além de ser uma linda igreja, ainda abriga obras de El Greco, Caravaggio, Rafael Sanzio, entre outros.

Bom, depois dessa surra de arte e história, eu tinha um tempo livre pra explorar a cidade até a próxima visita guiada que seria na entrada da cidade (também faz parte do pacote que comprei na chegada). São milhares de lojinhas com souvenirs incríveis, lanchonetes, não dá vontade sair daquelas ruazinhas. Aproveitei pra “almoçar” um sanduíche de jamón e marzipãs de sobremesa. Marzipã é um doce típico de Toledo e TEM QUE COMER porque é muito delicioso.

Cheguei a muralha na entrada da cidade pra esperar novamente a guia próximo ao meio-dia. Ali eu já sabia que seria impossível ir embora as 17:30. Eu queria viver mais Toledo! Voltei a pé na estação de trem e troquei a passagem para 20:30.

Toledo teve 4 níveis de muralhas: Romana, Visigoda, Muçulmana e Judia. Hoje restam as segunda e terceira.

Depois disso segui explorando os labirintos e pontos turísticos da cidade. A próxima parada foi o O Monastério San Juan de los Reyes, que foi construído para enterrar todos os reis católicos da Espanha, mas com a união da religião católica no país, eles acabaram sendo enterrados em Granada.

Depois segui para a Sinagoga Santa María la Blanca, que apesar de ser uma mesquita, o nome católico mostra as marcas da intolerância religiosa (qualquer semelhança com as atualidades não é coincidência ).

DCIM102GOPRO

Sinagoga de Santa María la Blanca

Andei muito, observei, comprei souvenirs, curti com calma os cantinhos da cidade. Então, conselho: não faça como eu e compre passagem pra voltar cedo! Pegue os últimos horários, porque Toledo é encantador. Finalizo esse post com a gratidão no coração de ter tido a oportunidade de conhecer esse país incrível que é a Espanha, de ter tido a oportunidade de realizar sonhos, viajar com amigas e também sozinha. Viajar sozinha é maravilhoso, é um exercício de auto-conhecimento, de aproveitar sua própria companhia, mas ao mesmo tempo conhecer novas pessoas. Até a próxima aventura! =)

Anúncios

Uma opinião sobre “Eu preciso falar sobre a Espanha – Toledo

  1. Essa é minha amiga! Ela me deu todas as dicas quando eu fui à Espanha, mas não foram dicas simples, ela me deu um roteiro inteiro!!!! Nessa descrição de Toledo ela foi fiel, pois a cidade é espetacular e vale à pena cada passo que damos. Não dá para tirar os olhos um só minuto de nada, cada detalhe nos tira o fôlego pela beleza e encanto!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s